Page 287 - Relatório de Gestão 2025
P. 287
Conscientização e Boas Práticas A BAMRJ investiu no reuso da água da chuva com uma estação de
captação de 20.000 litros e implantou sistema automatizado de controle
Em todas as OM, foram mantidas ações contínuas de
conscientização sobre o uso racional de energia, incluindo campanhas de abastecimento, otimizando a distribuição e reduzindo desperdícios.
educativas, palestras e orientações sobre horários de funcionamento A CMN implantou três tanques de captação de água pluvial,
de aparelhos de ar-condicionado, desligamento de equipamentos fora com capacidade individual de 15.000 litros, alimentados pela água
do expediente e substituição gradual por modelos mais eficientes, com proveniente de calhas do telhado existente em suas instalações. A
destaque para a tecnologia LED e equipamentos com selo Procel.
água coletada é empregada exclusivamente nas atividades de limpeza
do próprio espaço e na irrigação dos jardins e áreas paisagísticas da
Dessa forma, a MB permanece empenhada na redução do consumo
de energia, adotando soluções tecnológicas e operacionais inovadoras, OM, contribuindo para a redução do consumo de água potável e o uso
racional dos recursos hídricos.
promovendo a conscientização de seus militares e servidores civis, e
consolidando sua posição como instituição de referência em gestão A Base Naval da Ilha das Cobras (BNIC) com ações permanentes
energética eficiente e sustentável.
voltadas à gestão eficiente do consumo de água, com foco na
preservação dos recursos hídricos, prevenção de desperdícios e na
ÁGUA
melhoria da infraestrutura do Complexo Naval da Ilha das Cobras
A MB adota uma gestão responsável dos recursos hídricos para (CNIC). Nesse contexto, a BNIC vem promovendo a modernização
garantir sua preservação no longo prazo e reduzir custos. As principais gradual das tubulações hidráulicas do CNIC, com o objetivo de evitar
ações implementadas em 2025 incluem a conscientização periódica vazamentos, reduzir perdas invisíveis e aumentar a confiabilidade do
das tripulações sobre o uso racional da água, com práticas como sistema de abastecimento. Em 2025 foi registrada uma redução de
verificação de vazamentos, controle do uso em cozinhas e banheiros
e fechamento de registros ao término do expediente. Foram realizadas
manutenções preventivas e substituição gradual por equipamentos de
menor consumo, como torneiras automáticas e sistemas de descarga
com acionamento duplo.
Destaques por Setor e Organização Militar
No âmbito do Setor do Pessoal, a Escola de Saúde da Marinha
(ESM), o Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM) e a EN alcançaram
redução significativa no consumo de água, com índices entre 12% e
28% de economia, por meio de conscientização e aperfeiçoamento da
manutenção preventiva e corretiva das instalações hidráulicas. Tanques de captação de águas pluviais implantados na CMN
288

